PRODUÇÕES E PESQUISAS SOBRE O PROGRAMA
Publicação em e-book: "Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras"
Para ler, recomendamos as seguintes alternativas:
- em computadores PC: Extensão do Google Chrome READIUM gratuita Azardi;
- em computadores MAC: Azardi iBooks;
- em IPAD: iBooks;
- em tablets Android e smartphones: Lithium EPUB Reader.
LIVRO: “Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras” SARMENTO, Simone; ABREU-E-LIMA, Denise; MORAES FILHO, Waldenor (Organizadores). |
Publicação
- OLHARES E TRILHAS: Revista de Ensino da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Número Temático: Programa Idiomas sem Fronteiras: Internacionalização e Formação Docente, 2019. (link: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/issue/view/1789)
RELATÓRIO oficialmente lançado pelo Programa IsF:
- I Encontro Internacional Idiomas sem Fronteiras: Internacionalização e Multilinguismo (PDF)
- I International Meeting of Languages without Borders: Internationalization and Multilingualism in Higher Education of Brazil (PDF)
Caso você tenha alguma indicação de bibliografia sobre o Programa, clique neste formulário e faça sua sugestão.
PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE O PROGRAMA ISF
2018
- SILVA, Talita G. Inglês para quem? As implicações do Programa Inglês sem Fronteiras no processo de internacionalização da educação superior brasileira. PUC - Campinas, 2017. Dissertação de Mestrado
2017
- NASCIMENTO, Mariana R. The Effects of Listening Journals in the Development of University Students' Listening Skills. Teacher Investigations of ELT Practice: ACE Action Research 2018, 2017.
2016
- BORGES, Rovênia Amorim. A interseccionalidade de gênero, raça e classe no Programa Ciência sem Fronteiras: um estudo sobre estudantes brasileiros com destino aos EUA. 2015. 215 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015.Dissertação de Mestrado
- CAMPELO DE SA, Jessica.; TUROLO DA SILVA, Andreia. Estudo do desenvolvimento da compreensão auditiva em língua inglesa por alunos do NucLi (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi). Encontros Universitários da UFC, v. 1, 2016.Artigo
- GIMENEZ, Telma; PINETTI PASSONI, Taisa. Políticas linguísticas e suas consequências não planejadas: o programa “Inglês Sem Fronteiras” e suas repercussões nos cursos de Letras. Revista Calidoscópio, v. 14, n. 1 (2016)Artigo
- KOBAYASHI, Eliana. Efeito retroativo de um exame de proficiência em língua inglesa em um núcleo de línguas do programa Inglês sem Fronteiras. Repositório UNICAMP.Tese de Doutorado
- MOTA, Letícia Mota e; SILVA, Andreia Turolo da. Desenvolvimento da comunicação escrita em inglês dos alunos das oficinas ofertadas pelos NucLi (Núcleo de Línguas). Encontros Universitários da UFC, v. 1 (2016).Artigo
- SALES, Lucinda Alexandre; SILVA, Andreia Turolo da. Percepção dos alunos do NucLi - Inglês sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi). Encontros Universitários da UFC, v. 1 (2016).Artigo
- VICENTE COSTA DA SILVA, Luiz; TUROLO DA SILVA, Andreia. Percepção dos estudantes do Programa Idiomas sem Fronteiras no aprimoramento da escrita acadêmica em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi HA00.2014.PJ.0016). Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, (2016)Artigo
2015
- DORIGON, Thomas. O Programa Idiomas sem Fronteiras Analisado a partir do Ciclo de Políticas. BELT - Brazilian English Teaching Journal: Special Edition on the English without Borders Program, Vol. 6, N. suppl (2015). Artigo
- HAUS, Camila. O Ensino-Aprendizagem da Pronúncia no Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) na Universidade Federal do Paraná (UFPR): análise da perspectiva dos professores. BELT - Brazilian English Language Teaching 2015 vol. 6 PUC-RS Artigo
- LAMBERTS, Denise von der Heyde. O livro didático de língua inglesa em uso: análise de pesquisas e observações de aula no Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês. LUME Repositório Digital da UFRGS, 2015. Dissertação de Mestrado
- MARTINS, Adriano; REIS, Elaine Cristina. Internacionalização na UFSC: análise do Programa Inglês sem Fronteiras e do curso extracurricular de inglês. XV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA – CIGU Desafios da Gestão Universitária no Século XXI Mar del Plata – Argentina 2, 3 e 4 de dezembro de 2015. Artigo
- ROSA, Gisele da Cruz. Cursos do Idiomas sem Fronteiras - Inglês UFU: tecnologias digitais, investimento e complexidade. Repositório da UFU, 2015. Dissertação de Mestrado
- SARMENTO, S., KIRSCH, W. Inglês Sem Fronteiras: uma mirada ao contexto de prática pelo prisma da formação de professores a partir do trabalho docente. Ilha do Desterro, v. 68. N. 1. (2015) Artigo
- SEIXAS, A., KURTZ DE SOUZA, A. The Use of the Textbook in the Language without Borders – English Program. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, December 2015, v. 6, sp. n. - suppl., s34-s49 Artigo
- SILVA, Larissa Goulart da. O Uso de Graded Readers no Ensino de Inglês como Língua Adicional no Programa Idiomas sem Fronteiras. BELT - Brazilian English Teaching Journal: Special Edition on the English without Borders Program, Vol. 6, N. suppl (2015). Artigo
- VIAL, Ana Paula Seixas; WELP, Anamaria Kurtz de Souza. O uso do livro didático no Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês. BELT - Brazilian English Teaching Journal: Special Edition on the English without Borders Program, Vol. 6, N. suppl (2015). Artigo
- VIAL, A. P. S. ; BAUMVOL, L. K. ; SARMENTO, S. . UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DE ESCRITA ACADÊMICA EM LÍNGUA INGLESA EM UM CURSO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS. In: Clarissa Menezes Jordão. (Org.). A linguística aplicada no brasil: rumos e passagens. 1ed.Campinas: Pontes Editora, 2016, v. 1, p. 471-500. Capítulo de livro
- WELP, Anamaria K. S.. O professor em formação no Programa Inglês sem Fronteiras UFRGS. In: Carissa Menezes Jordão. (Org.). A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. 1ed.Campinas: Pontes Editora, 2016, v. 1, p. 277-298. ISBN: 9788571137912. Capítulo de Livro
2014
- Pigatto, Renata. TREINAMENTO DE PROFESSORES PARA O NUCLI/UFRGS: UMA PROPOSTA BASEADA NA ANÁLISE DAS NECESSIDADES DOS PROFESSORES. 2014. (Graduação em Letras - Inglês) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ana Eliza Pereira Bocorny. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
- VIAL, Ana Paula Seixas. O uso do livro didático no programa inglês sem fronteiras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. LUME Repositório Digital da UFRGS, 2014. Trabalho de Conclusão de Graduação
2013
- SCORTEGAGNA, Bruno. A implementação do programa inglês sem fronteiras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. LUME Repositório Digital, UFRGS, 2013. Trabalho de Conclusão de Graduação
PESQUISAS ACADÊMICAS RELATIVAS À INTERNACIONALIZAÇÃO, CITANDO O PROGRAMA ISF
Caso você tenha alguma indicação de bibliografia sobre o Programa, clique neste formulário e faça sua sugestão.
2017
- TOZINI, Kelber D. Motivations to Study Abroad and University Rankings: An Analysis of the Science Without Borders Program. Unisinos, 2017. Dissertação de Mestrado
- SILVEIRA, Allan C. da, O Potencial do Programa Ciência sem Fronteiras e as Oportunidades que o Brexit pode Proporcionar ao Brasil: Enxergando as Luzes no Fim do Túnel. XVII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA/ MAR DEL PLATA/ ARGENTINA, 2017.
2016
- ARCANJO, Renata. Saberes sem Fronteiras: Políticas para as migrações Pós-modernas. DELTA - DOCUMENTAÇÃO E ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA v. 32, n. 2 (2016) Artigo
- BACCIN, Paola. Material didático para o Ensino do Italiano a Brasileiros sob o ponto de vista da comunicação intercultural. GRAD - Revista de Graduação da USP, v. 1, n. 2, 2016. Artigo
- BORGES, R., GARCIA-FILICE, R. A língua inglesa no Ciência sem Fronteiras: paradoxos na política de internacionalização. Interfaces Brasil/Canadá. V. 16, N. 1 (2016). Artigo
- CÉSPEDES, Rafaela Ribeiro; LEAL, Fernanda Geremias; STALLIVIERI, Luciane. A percepção dos estudantes internacionais de graduação do Programa Incoming da UFSC sobre o processo de acolhimento da instituição. XVI Colóquio Internacional de Gestión Universitaria - CIGU: Gestión de la Investigación y Compromiso Social de la Universidad, Perú, 2016. Artigo
- CUNHA, Dileine Amaral da. Ciência sem Fronteiras : perspectivas da internacionalização e a experiência australiana. Repositório digital UFRGS, 2016 Tese de Doutorado
- CRUZ ROSA, Gisele da., SOARES SOUZA, Valeska Virgínia. Paradigma da Complexidade e Linguística Aplicada: relações e propriedade a partir de produções cinematográficas. Revista do SELL - Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários, v. 5, n. 1 (2016). Artigo
- DELLA ROSA, F., KAWACHI-FURLAN, C., AUGUSTO-NAVARRO, E. Inglês para propósitos específicos (IPE): características e tendências atuais de ensino. Revista Entrelínguas, v. 2, n. 1 (2016). Artigo
- PERUZZO, Emili leite; MORAIS, Kátia Vieira. Isolamento ou bem estar: como as aulas de formação continuada influenciam na segurança dos professores de Inglês na rede pública de Bagé. Revista de Projetos Comunitários e Extensão - Congrega Urcamp (2016). Artigo
- SARMENTO, Simone. ReVEL na Escola: Programa Nacional do Livro Didático de Língua Estrangeira. ReVEL, v. 14, n. 26, 2016. Artigo
- TOSTA, Humberto., STALLIVIERI, Luciane; TONANI TOSTA, K. C.. A internacionalização da educação superior: uma análise do processo em curso na Universidade Federal da Fronteira Sul. SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - ICEAC FURG 2016 v. 20, n. 2 (2016) Artigo
- UMANN, Ágata. A adaptação do livro didático em um curso livre de inglês. LUME Repositório Digital da UFRGS. 2016. Trabalho de Conclusão de Graduação
- SILVEIRA, Allan C. da, Benefits and Barriers in Multilinguistic Challenging Cross-border Contexts - Advantages and Disadvantages of Erasmus and Science without Borders in a Globalized World. Birkbeck University of London (2016). Dissertação de Mestrado
- NÓBREGA, Lutécia M. Internacionalização da Educação Superior: Estudo de Casos dos Cursos de Pós-Graduação da Universidade do Vale do São Francisco. Salvador, 2016. Artigo
2015
- BORGES, Rovênia Amorim. A interseccionalidade de gênero, raça e classe no Programa Ciência sem Fronteiras : um estudo sobre estudantes brasileiros com destino aos EUA. Repositório Institucional UnB, 2015. Dissertação de Mestrado
- JORDÃO, Clarissa Menezes; MARTINEZ, Juliana Zeggio. Entre as Aspas das Fronteiras: internacionalização como prática agonística. Políticas linguísticas, ensino de línguas e tecnologia em tempos de globalização e internacionalização. Campinas: Pontes Editores, 2015.
- COSTA, Priscila Games da; CARVALHO, Rafael Lima; LEITE, Mércia Aleide; CORRÊA, Allana dos Reis. Domínio de idiomas estrangeiros por enfermeiros que atuam em serviços de urgência e emergência. RECOM - Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, VOL. 5, NO 2, 2015. Artigo
- CORDOVIL DA SILVA, Suellen. Impressões sobre o estrangeiro: análise semiótica de narrativas de estudantes do Programa Ciências sem Fronteiras. 1ª Jornada Ensino Pesquisa e Extensão. Unifesspa. 21 a 25 de setembro de 2015. Ciência, Cultura e Educação: Desafios à Universidade Pública na/da Amazônia. Artigo
- KUERTEN DELLAGNELO, Adriana.; SILVA, Leonardo da.; VIEIRA DA ROCHA, Nara. Para Além do Conceito Cotidiano: a concepção de atividades de ensino-aprendizagem com vistas à (re)conceitualização de apresentações acadêmicas. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal - v .6, No suppl (2015): Special Edition on the English without Borders Program. Artigo
- OLIVEIRA, Juliana Santini de. A internacionalização da educação superior nas relações internacionais do Brasil: o caso do Programa Ciência sem Fronteiras. Repositório Institucional UnB, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)
- PREBIANCA, Gicele; FINARDI, Kyria; CARDOSO, Gisele. Ensino-aprendizagem em contextos híbridos: o que pensam os alunos sobre o uso da tecnologia em aulas de inglês no ensino médio integrado. Caminhos em Linguística Aplicada, Vol. 12, N. 1 (2015) Artigo
- Rauber, T. B.; Passos, B. Leitura e Escrita Acadêmica através de Abstracts: uma proposta de tarefa. Brazilian English Language Teaching Journal, v. 6, p. 85-93, 2015. Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/belt/article/view/21038/14006; Série: 1; ISSN/ISBN: 21783640. Artigo
- SARMENTO, S.; PERNA, C. ; MOLSING, K. V. ; RAMOS, Y. S. . Special Edition on the English without Borders Program. Porto Alegre, 2015. (Apresentação).
Homepage: http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/belt/article/view/22951/14002; Autor traduzido: Simone Sarmento, Cristina Perna, Karina Molsing; Título da obra original: Brazilian English Language Teaching Journal; ISSN/ISBN: 2178-3640. Texto de Apresentação/prefácio